domingo, 10 de maio de 2009

A Grande Muralha de Sloan (Não existe nada maior no universo!)



Em 20 de Outubro de 2003, quando eu estava comemorando mais um dia de existência neste planeta caótico, dois cientistas, J.Richard Gott III e Mário Juríc da Universidade de Princeton, anunciaram uma descoberta digna de Guinness Book

Eles descobriram que à alguns anos-luz daqui da terra (inimagináveis 1 Bilhão de anos-luz para ser exato), existe um complexo de galáxias, um conjunto galáctico conhecido também como Filamento Galáctico, cujo porte ultrapassa qualquer coisa que imaginemos ser"grande". É algo que nossa mente animal se quer imagina, algo estupidamente grande e sinceramente não podemos compara-lo a nada, pois esta "Muralha" nomeada de Sloan, é simplesmente, a maior estrutura já catalogada no infinito (e estranho) Universo.

Não vai adiantar muito eu (tentar) exlicar, pois é algo incompriencivel, mas para você ter uma leve noção do tamanho deste monstro galáctico (ou para complicar ainda mais), de uma estremidade a outra, são calculados (preparem-se para surpresa): 1,37 Bilões de anos-luz.


Para efeito de comparação, nossa Galáxia (que ainda não foi totalmente mapeada), tem uma estimativa de 100 mil anos-luz de uma extremidade a outra. Agora compare, 100 mil anos-luz contra 1,37 Bilhoes de anos-luz ... consegue imaginar ??

É como se a Grande Muralha Sloan fosse uma "pessoa", e nossa humilde Galaxia fosse uma pequenina celula perdida no corpo desta "pessoa" ... viu com isso é estupidamente grande ??

Algora uma coisa eu tenho certeza, o Universo é muito misterioso e também muito estranho, então para reles mortais como eu só resta curiar.

Louvado seja Deus por sua magnitude!

5 comentários:

  1. caraca meu isso é muito louco e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. cara como sabe tanto de astronomia e não sabe escrever... aulas de ortografia meu querido, será um excelente colunista!!

    ResponderExcluir
  3. Erros "Orríveis" de ortografia e, além do mais, não disse absolutamente nada sobre a Grande Muralha, só ficou falando que é grande, grande, muito grande...

    ResponderExcluir
  4. Tenho apenas 14 anos e sou fascinado por astronomia e física,e isso é realmente algo imenso na compreensão do universo visível.

    ResponderExcluir
  5. Um tamanho inesplicavel!!! Vc q ver a pistol star a estrela hiper gigante azul...nao e a maior mas esta entre elas...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: